Novidades

» A Editora

Catálogo

 


 


 

A Editora

 

Em Março de 1995, ao balcão da OVNI iniciou-se a divulgação de um projecto para a criação de condições de existência e manutenção de estrutura editorial assente num círculo de interessados pela História e Cultura desta nossa região. Esta proposta previa descontos nos livros numerados, para além de assinatura gratuita do quinzenário de Mafra “Região Saloia”, entre outras facilidades, tendo sido muito bem acolhida pelos clientes e amigos, que com espontaneidade foram aderindo mesmo sem trabalhos executados, tendo atingindo o expressivo número de 100 aderentes no final deste ano.

Este Círculo foi o berço do que veio a ser em Junho de 1995, a chancela Mar de Letras Editora, um mês depois com o 1.º título a ser lançado na OVNI.  

Os títulos que foram inicialmente anunciados e concretizados conforme previsto em 1995 foram: “Ericeira, 50 anos depois… – Os refugiados estrangeiros da Segunda Guerra Mundial” de José dos Santos Caré Júnior, com Prefácio do Prof. António José Telo e “Aclarando a Verdade – Narrativa sucinta de quanto se passou a bordo do Amélia na ida da Ericeira para Gibraltar, no dia 5 de Outubro de 1910” de João Jorge Moreira de Sá (fac-símile, Lx.ª, 1940) com Prefácio do Prof. Joaquim Veríssimo Serrão. Ambas as edições foram apresentadas na OVNI.

Desta forma é constituído o Círculo Mar de Letras, composto por pessoas ligadas à Cultura da Ericeira, que se reuniam na OVNI e que propõem edições de monografias, reedições de obras relevantes para a história local, ou projectos de estudo e investigação de matérias que pela sua inexistência, aconselhava a que se fizessem.

Os Ilustres Membros que compuseram a Direcção Editorial ad hoc, são os seguintes:

António Carlos Serra

Artur Soares

Conceição Reis

Joaquim d’Almeida Marrão (faleceu em 21/2/2017)

José Ferreira Durão

José dos Santos Caré

Margarida Garcez

Sebastião José de Sousa Diniz (faleceu em 29/8/2004)

 Neste ano de 1995 foi inaugurada a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva e o seu auditório passou a ser o espaço privilegiado para o lançamento da maioria das edições Mar de Letras. Desde sempre, a OVNI para além de ser a face visível da Mar de Letras, era o local onde tudo se passava, desde o contacto com os participantes nas edições, aos contratos, planeamento, paginação, revisão, artes finais, etc..

Na rua Dr. Eduardo Burnay, 24 cv. drt.ª situava-se o armazém e arquivo, que se mantém até ao presente.

Em 2002, o Círculo Mar de Letras esteve na génese da constituição do que viria a ser o ICEA - Instituto de Cultura Europeia e Atlântica www.icea.pt

 

 

Mar de Letras Editora é uma chancela da Tabacaria OVNI, Lda

Pr. da República, nº 3

2655-347 Ericeira - Portugal

email: editoramardeletras@gmail.com

 

Depositário do Circulo Mar de Letras

Liv. OVNI - Pr. da República, 3   2655-347 Ericeira

Email: papelaria.ovni@gmail.com

Encerra à 4ª feira. Aberto ao fim de semana

 

 

 

   

D E S T A Q U E S